As técnicas de grounding são consideradas estratégias de coping, isto é, formas assertivas para lidar com situações desafiantes que espelham ou potenciam a desorganização emocional. Estas em específico permitem direccionar o foco da nossa atenção ao momento presente, quer às sensações corporais básicas quer ao que nos rodeia permitindo a gestão da ansiedade ou de emoções demasiado fortes. Permite-nos a interrupção de pensamentos persistentes e limitantes, é extremamente útil durante um ataque de pânico, por exemplo.
Obrigar-se a dirigir a atenção ao momento presente permite-lhe que o desconforto da memória de uma experiência passada ou o medo do futuro se dissipe muito rapidamente. É portanto uma técnica que poderá usar em SOS. A prática irá aumentar a sua confiança no controle da ansiedade.
A que lhe apresento hoje é a técnica 5-4-3-2-1.
Esta técnica convida-o a usar os 5 sentidos de forma a transportá-lo ao momento presente. Comece por forçar uma respiração lenta e profunda. Pode fechar os olhos se lhe for confortável.
Quando se sentir preparado/a comece a nomear:
- 5 coisas que consegue ver (próximas ou distantes)
- 4 coisas que consegue sentir (a textura da cadeira, o toque da sua pele, etc)
- 3 coisas que consegue ouvir
- 2 coisas que consegue cheirar
- 1 coisa que consegue saborear (pode aproveitar e saborear algo que goste, um quadrado de chocolate ou simplesmente um gole de água).